sexta-feira, dezembro 02, 2005

Emigrar...

Sinceramente admiro as pessoas q têm a coragem para emigrar, as pessoas que são capazes de não olhar para trás e apanhar o avião/barco(agr raro) ou carro rumo ao desconhecido, principalmente na década de 20/30...pois não so partiam para o desconhecido como também partiam sozinhos e sem ninguém em quem se apoiar do outro lado, sem telefone, sem nd.admiro pois recentemente estive algum tempo fora do meu país e confesso q não foi muito facil, tive imensas saudades de tda a minha familia, amigos e namorada....mas tive também uma enorme saudade de Portugal, das ruas, dos painéis escritos em Português, as pessoas a passarem por mim na rua a falar Português enfim...de tudo.Onde estive fora sp disse com mt orgulho q era Português,sempre defendi o meu país e nunca mas nunca tive vergonha de ser Português.mas no verão(digo verão pois é a altura em que a maioria dos emigrantes voltam ao seu país) assisto a cada cena que por e simplesmente me revoltam!uma vez estava na fila da padaria e um homem que falava com a filha (em Português perfeito) virou-se para a empregada da padaria e pediu "seize pans", e a empregado perguntou:"como"?! ao q o senhor novamente repetiu "seize pans" e a pobre empregada continuava sem perceber tive q ser eu a explicar q eram 16 pães!fikei extremamente revoltado pois o senhor estava a falar com a filha em portugês, porque não foi capaz de pedir 16 pães?!logicamente q poderia enumerar mts mais episodios mas vou-me singir a este.pq será q ALGUNS emigrantes têm essa necessidade de "dizer" q são emigrantes, q vieram de fora, ou mesmo q são estrangeiros(sim pq alguns dizem q n sao portugueses), têm assim tanta vergonha de serem portuguêses ou será q se sentem superiores ao falarem outra lingua?!sinceramente n percebo, n percebo pq algumas pessoas fazem essas cenas tristes,pq n ficam contentes por poderem falar na rua português, pq n ficam contentes só com o simples facto de dizerem na rua "olá" invez de Hello ou Bonjour?!mas no país onde estão a trabalhar ainda é pior, jamais dirão q são de nacionalidade portuguesa, escondem.eu sei q os portugueses nem em td o lado são bem vistos, mas se vamos continuar a esconder a nossa identidade como nos vamos afirmar?!nós somos os melhores trabalhadores, temos que mostrar isso com orgulho, temos q mostrar q somos realmente bons, n sao só os alemães, franceses e etc!no outro dia vi uma entrevista do Dr. Durão Barroso e ele disse uma coisa que me chamou bastante á atenção, ele disse q por ser português tinha que trabalhar o dobro dos outros, tinha q chegar mais cedo, que sair mais tarde, pois os outros por ele ser português olham para ele de lado!Só por ser Português!isso deixou-me a pensar, somos assim tão mal vistos no resto da europa?pelos vistos sim...e quase de certeza q somos mal vistos pelas pessoas q pensam q são as maiores, q vêm para Portugal falar frances ou alemão e no pais onde estam roubam e são desonestas!este texto pode não ter muito sentido...admito mas este tema é um tema q me revolta um pc e talvez por isso n consiga fazer-me entender em relação a ele.

1 comentário:

Tigrão disse...

"Rien Michel, rien!!! Rien que te afogas..." Escusado será dizer que o Michel morreu mesmo afogado... :(